domingo, 28 de abril de 2013

Energia eólica no Brasil crescerá 19% ao ano até 2021

Apesar de problemas de infraestrutura, energia eólica no Brasil crescerá 19% ao ano até 2021 Apesar de problemas de infraestrutura, energia eólica no Brasil crescerá 19% ao ano até 2021


A energia eólica no Brasil apresenta perspectiva de crescimento para os próximos anos. Em 2013, o país deverá saltar da 16ª posição para ficar entre os dez países com as maiores capacidades do mundo, mas para isso precisará superar desafios estruturais e de transmissão de energia.

Atualmente, a principal fonte energética brasileira é a hídrica, mas apagões frequentes e questões ambientais têm gerado dúvidas em relação ao panorama energético atual.

De acordo com a associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), os avanços ocorridos nos últimos anos irão impulsionar o setor eólico e a perspectiva é de que o Brasil encerre o ano de 2013 com uma capacidade instalada de 4 GW de potência. Dados do Plano Decenal de Energia (PDE 2021) prevê um crescimento constante e que em 2021 alcançará 16 GW de capacidade instalada, o que representa um crescimento de quase 19% ao ano entre 2013-2021. Esse otimismo ganha força se olharmos os dados de anos anteriores, em 2012 a capacidade instalada saltou de 1GW para 2,4GW se comparado com 2011, o que significa energia suficiente para abastecer uma cidade com 3,6 milhões de habitantes.
Somente em 2012 foram instalados 38 novos parques eólicos, totalizando 106 empreendimentos. O Brasil encontra-se em um processo de consolidação e maturidade e já obteve um crescimento considerável desde 2009, quando foi feito o primeiro leilão de energia.

Dentre as regiões, o Nordeste é o que mais tem se destacado e continuará a manter-se em evidência por causa das condições do vento, fator importante de competitividade frente a projetos de outras regiões. Os estados nordestinos, principalmente Rio Grande do Norte e Ceará, possuem mais da metade do potencial identificado no Atlas Eólico. Do montante contratado de energia gerada pelos ventos entre 2007 e 2011, 82,6% foi do Nordeste.

O Brasil ainda apresenta algumas barreiras para um maior crescimento. Uma delas seria o processo de implantação dos parques eólicos, ou seja, pelo crescimento, existem dificuldades com a logística de equipamento, de campo, assim como os desafios da mão de obra qualificada para atender a demanda.

Outro fator que gera preocupação é a compatibilização da disponibilidade do sistema de transmissão com a operação comercial dos projetos, essa situação acaba sendo bancada pelo consumidor, pois a geradora continua a receber receita fixa quando o atraso é por culpa da transmissora.

Fonte: http://www.maxiquim.com.br/site/news/apesar-de-problemas-de-infraestrutura-energia-eolica-no-brasil-crescera-19-ao-ano-ate-2021/1476
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário