terça-feira, 2 de abril de 2013

MMA a partir de fontes renováveis

Bio Metacrilato de Metila (bio-MMA)




Mais um importante monomero para a industria química é alvo de pesquisas recentes no intuito de desenvolver uma rota de produção a partir de fontes renováveis, o metacrilato de metila (MMA - methyl methacrylate).

Um anúncio do mês passado informa que a Ascenix BioTechnologies está desenvolvendo processos para sintetizar produtos químicos a partir de matérias-primas renováveis, que serão mais econômicos e menos poluidores.

A nova tecnologia criada pelo Professor Kechun Zhang, um engenheiro químico e cientista da College of Science and Engineering, Universidade de Minesota, USA, permite rendimentos no processo comparável à performance dos processos usados com materiais oriundos do petróleo.

O foco inicial é para a produção de metacrilato de metila (MMA), usado para a produção de polimetil metacrilato (PMMA) - vidro acrílico, e também na produção de tintas, peças automotivas e eletrônicas. A produção global deste produto é de mais de 3 milhoes de toneladas por ano.

O processo utiliza matéria-prima renovável, passa por fermentação, é modificada quimicamente, e o resultado são iguais aos químicos produzidos de maneira convencional. Como as matérias-primas são derivadas de milho, cana-de-açúcar, celulose, etc. - o processo é ambientalmente mais recomendado, e os preços não serão mais sujeitos às flutuações atuais nos preços dos derivados de petróleo, se comparado com as flutuações da comodite açúcar. Além disso, o processo verde de produção do MMA não utiliza químicos perigosos, como o cianato de hidrogênio (ACH) ou ácido sulfúrico, utilizados no processo convencional.

A pesquisa de Zhang foi patrocinada pela Universidade de Minesota e a tecnologis foi co-inventada com a parceria de Mingyong Xiong.

Outra empresa que anunciou pesquisas na obtenção de MMA a partir de fontes renováveis é a Lucite International, a maior produtora mundial deste monômero para venda direta. O anúncio feito em 2011 não informa detalhes do processo, igual ao anúncio da Ascenix.

A Evonik já abriu alguns detalhes a mais, na sua busca pela rota mais economicamente viável de produção do MMA. Neste caso,  a empresa abriu o nome do processo - AVENEER* - que é um processo catalítico de multiplas etapas. A outra tecnologia é uma rota metabólica usando cana-de-açúcar e bactérias para gerar MMA, a qual pode ser integrada ao porcesso AVENEER.

*Avenir (mesma pronúncia de Aveneer) em francês significa futuro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário