quinta-feira, 25 de abril de 2013

LS9 planeja reestruturação e expansão de seus negócios em 2013

LS9 planeja reestruturação e expansão de seus negócios em 2013Veja mais um artigo na íntegra que li na revista eletrônica MaxiQuim. Pode ser acessado pelo site http://www.maxiquim.com.br/site/news/ls9-planeja-reestruturacao-e-expansao-de-seus-negocios-em-2013/1500 (necessita de cadastro, que é gratuito)

A LS9, empresa norte-americana líder em tecnologia no desenvolvimento de produtos químicos e combustíveis renováveis anunciou planos de expansão da capacidade de produção da sua unidade demonstrativa localizada em Okeechobee, no estado da Flórida.

A companhia é uma das pioneiras no desenvolvimento de tecnologias para a fabricação de diesel renovável por meio da fermentação. No terceiro trimestre de 2012 a empresa iniciou a operação de uma planta de demonstração em escala de 135 mil litros, produzindo álcoois graxos com excelente reprodução da escala piloto.

A planta de demonstração da LS9 na Flórida foi projetada para gerenciar uma infinidade de processos e a expansão da planta também permitirá que a LS9 coloque suas instalações à disposição de terceiros como uma prestadora de serviços. Como unidades de fermentação em grande escala geralmente extrapolam o orçamento das empresas, a ideia é que elas possam usar a planta para ver como suas tecnologias se comportam em escalas de produção maiores. Esta nova fonte de receita une-se ao recente apoio de US$ 6 milhões de seus investidores, que serão utilizados em novas parcerias e desenvolvimento de produtos.

A LS9 também concluiu com êxito uma produção piloto para a empresa de biocombustível avançado, Cobalt Technologies. LS9 informou que a Cobalt Technologies está considerando futuros trabalhos em suas instalações na Flórida, dado o sucesso da produção inicial.
Fundada em 2005, a empresa criou, em 2011, a LS9 Brasil Biotecnologia, com sede em São Paulo. O biodiesel da LS9, chamado Ultra Clean, é produzido pela fermentação de açúcar a partir da ação de uma cepa da bactéria Escherichia coli geneticamente modificada para gerar álcool graxo, ácidos graxos e ésteres. A tecnologia é muito flexível em relação à matéria-prima, que podem derivar de fontes diferentes da cana. O diesel de cana ainda não é um produto atrativo economicamente, então a empresa foca atualmente na produção de insumos para detergentes, lubrificantes e aditivos, plásticos, fragrâncias e até mesmo cosméticos, que proporcionam alguma rentabilidade.

Em janeiro a LS9 passou por uma grande reestruturação, a empresa anunciou a nomeação de Tjerk de Ruiter como novo presidente e CEO (sexto CEO que passa pela empresa nos últimos seis anos) e dispensou quase dois terços de seus funcionários. A informação colocou em dúvidas se a companhia ainda teria condições de se manter em atividade. Ruiter informou que a redução no número de funcionários visa otimizar os recursos e alinhar a companhia com o cenário atual e a missão da empresa. Com o anuncio do plano de expansão da sua unidade na Flórida, a situação da LS9 parece ter se estabilizado e para 2013 a empresa pretende ainda ampliar sua atuação em solo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário