segunda-feira, 1 de abril de 2013

Substituindo o PET

Substituindo o PET



O plástico PET se tornou um importante polímero pelas suas propriedades excelentes na aplicação como embalagens de alimentos e bebidas. O PET ainda não pode ser utilizado para todos os tipos de bebidas, assim, outros polímeros são usados, como PE/PP, para sucos de frutas e vidro/metal para cerveja. Por causa da grande quantidade de PET que, por fim, são jogadas no lixo, grandes empresas como a Coca-Cola estão tentando desenvolver alternativas mais ambientalmente corretas. A verdadeira sustentabilidade, porém, não se trata apenas do meio-ambiente (emissão de gases, uso da agua e terra), mas também sobre a cadeia de suprimentos (emissão de CO2, consumo de energia e logística) e custos. A reciclagem fácil deve fazer parte do critério de decisão e não somente matérias-primas verdes (bio). O primeiro passo do projeto PlantBottle™ da Coca-Cola 'e o uso do Bio-MEG (como anunciado anteriormente). Outros projetos em andamento, que são patrocinados pela Coca-Cola são:

· Açúcar fermentado da Gevo produz isobutanol, com várias etapas para produzir bio-paraxileno (bio-PX). Este paraxileno pode ser usado em fabricas existentes de PTA (ácido politereftálico).

· Virent propõem produzir bio-aromáticos (BTX - benzeno, tolueno e xileno) a partir de celulose como palha de milho ou restos celulósicos de pinheiros.

· A Avantium está usando um novo catalisador para transformar açúcar a partir de qualquer fonte vegetal em ácido dicarboxílico furano ou furano ácido dicarboxílico (furan dicarboxylic acid). Este ácido ( FDCA) com bio-MEG forma o PEF. Este novo polímero com melhores propriedades de barreira protetiva que o PET e a porta de entrada para envases a quente, sucos e cervejas.
 

PlantBottle™ - Com o desenvolvimento da tecnologia liderado pela The Coca-Cola Company, a PlantBottle™ é fabricada por um processo inovador de transformação da cana-de-açúcar em um insumo do processo de fabricação do polímero PET. Seu plástico é produzido a partir da reação química de dois componentes: MEG (monoetileno glicol), responsável por 30% de seu peso; e PTA (ácido politereftálico), responsável pelos 70% restantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário