quinta-feira, 25 de abril de 2013

Round up de renováveis

Round up de renováveis


ZeaChem anuncia que o desenvolvimento de sua primeira biorrefinaria comercial está em andamento, no Oregon. Apoiado por uma garantia de empréstimo do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), a instalação terá capacidade para produzir no mínimo 113.6 milhões de litros por ano de etanol e produtos químicos a partir de biomassa de madeira e resíduos agrícolas. Como um fornecedor de produtos a preços competitivos e com benefícios ambientais significativos, a ZeaChem formou parcerias estratégicas com empresas que incluem Greenwood Resources, Valero e Chrysler.

Statoil firmou parceria com a CO2 Solutions, que está desenvolvendo uma tecnologia de captura de carbono. O acordo, cujo valor não foi divulgado, prevê o fornecimento dos dados e relatórios da fase pré-piloto do projeto da CO2 Solutions para as areias betuminosas de Alberta. A Statoil está participando de um empreendimento para criar um centro mundial para o desenvolvimento e teste de tecnologia de captura de carbono.

METabolic EXplorer em parceria com a Bio-XCell acaba de anunciar avanços nos planos de construção de uma instalação de 50.000 toneladas/ano de bioPDO. A instalação está prevista para ter uma produção inicial de 8.000 toneladas/ano, utilizando como matéria-prima o glicerol bruto.

Amyris e Firmenich anunciaram detalhes do novo acordo. A Firmenich terá acesso exclusivo à plataforma de tecnologia da Amyris e seu conhecimento de mercado, em troca de um financiamento significativo ao longo dos próximos 6 anos. A Amyris vai desenvolver e produzir ingredientes renováveis para aromas e fragrâncias que a Firmenich irá comercializar e distribuir. Ambas as partes vão partilhar o valor econômico decorrente da venda desses ingredientes.

Codexis lançou a próxima geração de enzimas celulases CodeXyme 4 e CodeXyme4X que prometem reduzir o custo de produção de açúcar de celulose para biocombustíveis e bioquímicos. A Codexis planeja produção em escala comercial para o segundo trimestre deste ano.

Ensyn Technologies e Pinova Holdings anunciaram joint venture para criar um portfólio de especialidades químicas produzidas a partir de matérias-primas renováveis celulósicas. Pinova é uma das principais produtoras de especialidades químicas a partir de biomassa celulósica e a Ensyn é produtora de combustíveis e produtos químicos a partir de matéria-prima não alimentar.

Davy Process e Sekab anunciaram parceria para desenvolver tecnologia de produção de matéria-prima lignocelulósica para a produção de etanol e outros produtos químicos “verdes”. A plataforma tecnológica pode ser adaptada para uma variedade de matérias-primas, como madeira, palha, resíduos de milho e bagaço.

P2 Science, empresa de especialidades químicas renováveis, desenvolveu um novo processo químico, conhecido como ozonólise híbrido, que permite a conversão de biomassa, incluindo óleos de soja, canola, palma e outros, em aldeídos para utilização em aromas e em diácidos para utilização em cosméticos e polímeros. A empresa recebeu financiamento de US$ 200.000 da Connecticut Innovations. Outros investidores incluem Ventures Elm Street de New Haven, Connecticut e colaboração com a Universidade de Alberta.


Fonte: http://www.maxiquim.com.br/site/news/mercado-de-materias-primas-renovaveis-agitado-em-marco/1469

Nenhum comentário:

Postar um comentário