sexta-feira, 14 de setembro de 2012

“Rumo à formulações mais sustentáveis” é tema na agenda da OXITENO

O conceito de sustentabilidade vem transformando o comportamento e os hábitos de consumo em todo o mundo. E essa mudança está presente em nossas escolhas diárias.

Pensando nisso, a Oxiteno investe cerca de 1,5% de seu faturamento anual para pesquisa e desenvolvimento e em tecnologia, além de desenvolver produtos com base em matérias-primas renováveis e promove o uso consciente de recursos naturais.

Para expressar esse compromisso, a Oxiteno criou o conceito Greenformance, que associa o uso de recursos renováveis, cuidado com o meio ambiente, saúde e bem estar, mantendo a qualidade e o desempenho em sua linha de produtos para atender as necessidades dos nossos clientes.

Baseado em três pilares de sustentabilidade, o conceito direciona o desenvolvimento de produtos e a atuação junto ao mercado, à sociedade e ao meio ambiente.


1 - Fontes renováveis.
Matérias-primas de origem vegetal em substituição a insumos sintéticos e derivados petroquímicos
  
2 - Cuidado com o meio ambiente.
Produtos concentrados, biodegradáveis que reduzem o uso de energia, água e embalagens
  
3 - Saúde e bem-estar.
Formulações de alto desempenho, suaves e seguras

Entre as tecnologias que reforçam esta posição empreendedora e inovadora estão destacados:

- A plataforma de produção de Oleoquímicos, que integra a cadeia de valor de Tensoativos, uma iniciativa pioneira na América Latina;

 
- Unidades de Alcoxilação baseadas nas tecnologias mais recentes para a produção de Tensoativos com elevada pureza, e que são destinados a aplicações como cosméticos, detergentes, farmacêutica e alimentos;

- Solventes Verdes obtidos a partir da cana-de-açúcar e que dão origem a uma série de derivados com atributos destacados de sustentabilidade, propiciando a substituição de solventes sintéticos;

- Especialidades Químicas que conferem atributos altamente valorizados nas formulações de xampus, sabonetes, cremes e loções, pois tornam os produtos mais suaves e seguros aos consumidores. Além disso, proporcionam desempenho superior em requisitos como cremosidade da espuma, capacidade de limpeza e experiência sensorial.

- Ingredientes para formulações de defensivos agrícolas, como Tensoativos e Solventes, que conferem melhor estabilidade e desempenho, e que favorecem maior produtividade e maior segurança para o agricultor.

Abaixo, alguns produtos desenvolvidos dentro do conceito Greenformance:

 

Oxiteno desenvolve solvente inédito para esmaltes


A Oxiteno desenvolveu uma solução inovadora para aplicação em esmaltes, o Acetato de Sec-Butila. O novo produto substitui o tolueno, considerado um produto agressivo ao meio ambiente (Hazardous Air Pollutant).
A nova matéria-prima garante desempenho similar ou superior aos produtos concorrentes disponíveis no mercado. O Sec-Butila para esmaltes também foi aprovado em um projeto de aceitabilidade realizado por um grande player do mercado, no qual foi verificado aspectos como brilho, cobertura, cor, aplicação, consistência e secagem.
Há dois anos, a Oxiteno desenvolvia pesquisas com essa tecnologia para testá-la em esmaltes e os resultados foram positivos. Entre suas principais vantagens estão: o cheiro característico de fruta; solvente compatível com a maioria das resinas acrílicas, celulósicas, epóxis, garantindo sua presença durante todo o processo de secagem; baixo impacto ambiental e baixo COV (Compostos Orgânicos Voláteis).


Oxiteno lança ULTRAFILM HC ECO na Household Auto Care


A Oxiteno desenvolveu, para o mercado de Home Care and I & I, o ULTRAFILM HC ECO, um coalescente verde para aplicação em formulações de ceras autobrilho e limpadores com brilho. O lançamento do produto ocorreu durante a 10ª edição do Seminário & Expo Internacional Household Auto Care, único evento do setor em toda a América Latina, que aconteceu de 3 a 5 de setembro, no Centro de Exposições Frei Caneca, em São Paulo.
A pesquisadora da Oxiteno, Rosangela Aparecida Luiz, ministrou a palestra "Soluções sustentáveis para Home Care", que divulgou o ULTRAFILM HC ECO por meio de seus diferenciais técnicos e seus atributos valorizados pelo mercado. A matéria-prima é responsável por garantir a formação de uma película mais uniforme e mais durável em ceras, o que resulta em um brilho mais intenso. Além disso, a inovação da Oxiteno facilita a vida do consumidor devido a sua fácil aplicação e performance igual ou superior às ofertas concorrentes disponíveis no mercado.
Outro diferencial dessa solução é que ela apresenta alto teor de carbono proveniente de fonte renovável e é classificada como HAP Free, ou seja, livre de poluentes do ar, além de ser isenta na geração de emissão de Compostos Orgânicos Voláteis (COV).

Household

SURFOM® ESP 8080 da Oxiteno garante maior performance no campo


O agronegócio enfrenta o desafio de desenvolver uma agricultura sustentável, com maior produtividade e com menor impacto socioambiental. Antecipando à demanda do mercado, a Oxiteno desenvolveu o SURFOM® ESP 8080, uma nova tecnologia para controle reológico para formulações agroquímicas que contribui para o aumento da produção agrícola por unidade de área plantada, com diminuição da dosagem de produtos, e para a redução do consumo de energia no processo produtivo.
O SURFOM® ESP 8080 pode ser incorporado diretamente no processo de formulação em uma unidade fabril, ou seja, ele dispensa a etapa e o tanque de pré-dispersão, bem como a adição de preservantes nessa fase, necessária para as tecnologias disponíveis no mercado atualmente. Além disso, ele garante a viscosidade adequada à formulação de forma instantânea, garantindo sua estabilidade, o que reduz o tempo de desenvolvimento da formulação e de fabricação, além de facilitar o trabalho do formulador.
O produto foi desenvolvido a partir do conceito Greenformance da Oxiteno, ou seja, a partir de matérias-primas de fontes vegetais renováveis.
SURFOM ESP 8080

Nenhum comentário:

Postar um comentário