segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Cosméticos naturais



Cosméticos naturais

A pele é o maior órgão do corpo humano. Esta camada altamente vascularizada que, além de proteger o nosso corpo, é o veículo das sensações de prazer e dor e o regulador da nossa temperatura. Portanto, é uma inteligente membrana permeável. Muitas terapias naturais, como a massoterapia, a ayurveda, entre outras, aproveitam este caminho para a aplicação dos medicamentos e óleos. Todo tipo de medicamento em creme e cosméticos que aplicamos sobre a pela entram em nosso corpo. Por esta razão devemos sempre cuidar muito bem daquilo que passamos em nossa pele. É bem possível, ainda, que estejam entrando mais toxinas e venenos na sua corrente sanguínea através da  pele do que através do alimentos que ingere. 

É por isso existem muitas pessoas atualmente que procuram por cosméticos naturais. Muitas pessoas têm problemas com certas toxinas, como mal estar, alergias, pele avermelhada e outros problemas mais severos.

Cosméticos naturais são aqueles que possuem alta concentração de ingredientes orgânicos / naturais em sua fórmula. Algumas fórmulas são baseadas em polímeros sintéticos em conjunto com outro ingrediente natural para aumentar a performance, porém ainda não existem alternativas naturais para substituir alguns ingredientes sintéticos.

O grau de dificuldade em ter produtos apenas com ingredientes naturais aumenta na escala das categorias de produto a seguir:

Coloração
Hair Styling
Maquiagem
Anti-transpirantes e desodorantes
Proteção solar

Produtos de higiene pessoal
Oral care
Condicionadores Skin care (leave-on)

Por exemplo, é mais difícil incluir ingredientes naturais na fórmula de produtos de proteção solar com alto fator de proteção e alto UVA, pois são sintéticos e difíceis de combinar com ingredientes naturais. Já os produtos de higiene com ingredientes naturais aumentaram devido ao aumento do número de ingredientes tensioativos verdes e por terem se tornado mais acessíveis.

A maioria das maquiagens e dos cosméticos são feitos com químicos e substancias artificiais. Enquanto os testes dizem que são inofensivas, o fato é que uma parte dos químicos é absorvida no corpo e ao longo do tempo contribui para níveis de toxicidade do corpo humano. O seu corpo já tem muitas toxinas para eliminar… porque dar mais toxinas ao corpo e aumentar a carga no metabolismo?

Há uma outra definição de que os cosméticos naturais não contém chumbo, nano particulas e metais pesados. Os cosméticos naturais também não tem químicos petrolíferos e fragrâncias artificiais. Os cosméticos naturais usam pigmentos naturais em vez de materiais sintéticos. Em vez de utilizarem produtos químicos para ter a consistência os cosméticos naturais utilizam cera e outras substâncias criadas a partir de extratos de plantas. Os cosméticos naturais utilizam minerais em vez de nano particulas toxicas para filtrar e bloquear os raios ultra violeta do sol.

A natureza tem muitos recursos que pode ser utilizados de uma forma pura ou derivada sem ter nenhuns efeitos secundários nas pessoas. Os fabricantes e lojas de cosméticos naturais utilizam estes produtos em vez de utilizar químicos prejudiciais à saúde. Os cosméticos naturais são extratos de ervas orgânicos, óleos extraídos de plantas, sementes, folhas e ceras naturais. Estas substâncias naturais criam os melhores tonificantes, hidratantes, exfoliantes e protetores solares. Mesmo com uma pele sensível as pessoas podem usar estes cosméticos naturais sem ter efeitos secundários.

Os cosméticos naturais contém ingredientes como o babosa (aloe vera), pepino, mel, limão, uvas, leite e outros produtos naturais. Os minerais como o dióxido de titânio, oxido de ferro, mica e sílica são muito utilizados em cosméticos naturais.
Recentemente muitos fabricantes de cosméticos naturais evitam o uso de glúten que é encontrado no trigo e em alguns cereais, que é utilizado como elemento ligador em batons e cosméticos faciais.

Os cosméticos naturais tem o seu nome porque são fabricados a partir de ingredientes naturais. As pesquisas mostram que mesmo que o organismo absorva estes elementos, eles são inofensivos e não aumentam os níveis de toxinas. Em alguns casos estes cosméticos naturais até podem ser benéficos.

Os diversos tipos de cosméticos naturais apresentam diferentes níveis de ingredientes sintéticos e naturais em sua composição

ento Fonte: Kline
 
Por fim, podemos utilizar a tabela abaixo como a melhor definição em relação aos cosméticos comuns, naturais e orgânicos.


Tensoativo Verde

Alkyl Polyglucosides (APG)/Coco Glucoside ou glicosídeo de coco
 Coco glucoside
Alkyl Polyglucosides (APG)  ou Coco Glucoside, são chamados de nova geração de surfactantes ambientalmente  amigável. Não foram produzidos em escala comercial até a década de noventa no mundo. APGs classificam-se como surfactantes não iônicos. As matérias-primas do APG baseiam-se no álcool graxo de coco ou de palma e glicose de milho. Assim, APGs são totalmente biodegradáveis. Devido à sua não-toxicidade, não-irritação e muitas performances de superfície excelente ativo, APGs são amplamente utilizados na fabricação de detergentes, cosméticos, alimentos e medicamentos.

Muitas empresas fabricantes de cosméticos utilizam tensoativos verdes em sua formulação, como Sejaa, Weleda, Essencial Care, L' Occitane, Miessence, Vita Derm.

Outras empresas fabricam cosméticos orgânicos, como Sachi, Reserva Folio, Surya Brasil e Juruá.

 
Mercado em Expansão
O Brasil ocupa o terceiro lugar mundial no mercado de cosméticos orgânicos e estima-se que até o fim de 2012 ainda ocorra um crescimento de 7,4% no setor, segundo o ranking Euromonitor Internacional. Esses dados mostram que os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a preservação do ambiente, optando por produtos naturais e menos prejudiciais à natureza.
De acordo com o coordenador do Projeto Organics Brasil, Ming Liu, os produtos orgânicos que mais agradam são os de uso diário, como cremes para o corpo, sabonetes, shampoos e hidratantes. Por não possuírem resíduos químicos, como a maior parte dos produtos de beleza, os cosméticos orgânicos não causam alergia ou irritações na pele. "As substâncias naturais, quando utilizadas diariamente, contribuem de maneira significativa com a sustentabilidade", analisou o especialista.
Segundo Ming Liu, o consumidor de produtos orgânicos tem o hábito de ler rótulos, conhece as novidades e tendências do mercado e é mais exigente e atento ao bem-estar de sua família. "Quem compra cosmético orgânico é uma pessoa preocupada com o meio ambiente e menos propensa a levar em consideração apenas o custo no momento de adquirir o produto. De um modo geral, as mulheres representam a maioria destes consumidores", revelou o especialista.

Preocupação com o meio ambiente

A extração dos componentes para a produção dos produtos orgânicos é feita de maneira consciente. A fabricação dos cosméticos orgânicos respeita as limitações de sua região produtora e a forma como se extrai a matéria-prima. "Atualmente, as empresas de orgânicos têm feito uma autofiscalização, principalmente com produtos da região amazônica. O objetivo é fortalecer a importância de preservarmos a natureza e ao mesmo tempo criar produtos de qualidade", explicou o especialista.
Muitos produtos possuem em sua composição ingredientes extraídos da Floresta Amazônica, como frutas exóticas e sementes. Atualmente os mais utilizados na fabricação de cosméticos são:
  • Açaí: possui propriedades antioxidantes e alto teor de Ômegas 3 e 6. É aplicado na produção de revitalizantes, shampoos e cremes.
  • Andiroba e Copaíba: considerados bactericidas naturais, possuem alto poder repelente de insetos e são aplicados em cremes e gels.
  • Murumuru e Cupuaçu: têm alto poder de hidratação e são utilizados na produção de shampoos.
  • Buriti: rico em vitamina A, é utilizado como creme antirrugas ou protetor solar.
  • Castanhas e argila do solo amazônico: ricos em minerais, são utilizados na fabricação de hidratantes corporais.
  • Maracujá: possui fortes propriedades umidificantes e por isso é muito aplicado em hidratantes naturais.

No Brasil, é possível encontrar cosméticos orgânicos em algumas lojas de produtos naturais e redes de supermercado. Já no exterior, as grandes lojas já oferecem esse tipo de mercadoria junto com a linha convencional de cosméticos e perfumaria.

Um recente estudo divulgado no site do Sebrae concluiu que mais de 90% dos consumidores brasileiros buscam ingredientes naturais quando vão comprar cosméticos e mais de 80% deles procuram selos éticos e ambientais e querem saber a origem desses componentes. O levantamento Barômetro de Biodiversidade, divulgado em São Paulo, mostra que os brasileiros são os que mais se preocupam com essas questões na hora de adquirir itens como cremes ou xampus.
 
Para finalizar, o evento 2nd South America Surfactants HPC Markets vai acontecer em São Paulo, entre 28-29 Nov, 2012, no Hotel Pullman Sao Paulo -  Ibirapuera

Abaixo os pontos a serem discutidos.

  • Global raw materials trends and outlook
  • Balancing sustainability initiative and managing rising raw materials cost
  • Trends and market demand for Home & Personal care products
  • Focus : Brazil, Argentina, Chile, Bolivia & Peru
  • Latest product innovations & challenges
  • End-users' perspectives and sourcing strategies


Outras Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário