sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ácido Succínico (IUPAC: ácido butanodióico)

BASF e CSM formam joint venture para produzir Ácido Succínico verde

 

BASF e CSM (Diemen, the Netherlands) anunciaram no início deste mês, uma joint venture 50/50 para a construção de uma planta de produção de ácido succínico verde. Esta notícia veio após 3 anos de desenvolvimento e um ano após o anúncio do projeto. A BASF e a Purac, uma subsidiária da  CSM, estão em progresso para estabelecer a joint venture, que será chamada Succinity, baseada em Dusseldorf, Alemanha e com operações previstas para 2013.
O desenvolvimento começou em 2009. A bactéria usada no processo, a Basfia succiniciproducens, que produz ácido succínico, é capaz de metabolizar uma variedade de rejeitos biológicos, e produzir o ácido, incluindo glicerol, açúcares C5 e C6 (pentose e glicose) e CO2. Este novo processo alta eficiência com o uso de matérias-primas renováveis e a diminuição de emissões de CO2. Isto faz o ácido succínico verde uma alternativa economicamente e ecologicamente atrativa ao petróleo.
A BASF and CSM estão modificando uma planta de fermetação em Montmélo, perto de Barcelona, para a produção do ácido verde, que iniciará em 3013, com uma capacidade anual de 10.000 toneladas. As empresas estão planejando uma segunda fase de expansão para 50.000 toneladas por ano.  
 
A demanda por ácido succínico deverá aumentar nos próximos anos, principalmente através da produção de bio plásticos, ou plásticos verdes, além de outros intermadiários químicos, solventes, peliuretanos e plastificantes.
O ácido succínico é um precursor versátil na produção de outros diferentes ácidos carboxílicos e ésteres, bem como de inúmeros outros produtos. O crescimento da produção global de ácido succínico aumenta 10% ao ano, e estima-se que o consumo anual esteja em torno de 30.000 toneladas.
3

Entre as suas principais aplicações destacam-se a preparação de solventes, vernizes, perfumes, na fabricação de tintas e corantes, plastificantes, poliésteres, etc. O polibutileno de succinato (PBS) é um bioplástico bastantes promissor produzido através do ácido succínico. Sua confecção é feita pela polimerização de ácido succínico e 1,4 butanodiol. Ele é um produto biodegradável e de grande resistência química e térmica.
O PBS pode ser processado para formar monos e multifilamentos, fios de divisão, entre outros.

Na indústria alimentícia, o ácido é utilizado na produção de bebidas como refrigerantes, cervejas, etc. Ele serve como aromatizante e neutralizante, e é produzido pela fermentação de carboidratos. Já na indústria de medicamentos, é empregado na preparação de agentes que combatem a úlcera e de protetores contra a radiação. Ele também é utilizado como um suplemento nutricional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário